top of page

Instituto O Canalr

Av. Saturnino Rangel Mauro, 525

Cel: (27) 99986-4177 / 99809-7748

atomadadocanal@gmail.com

Instituto O Canal

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Vimeo B&W
  • YouTube B&W

O INSTITUTO “O CANAL”:

 

Um dos desdobramentos em andamento da TOMADA DO CANAL é a formalização do Instituto “O CANAL”. O instituto terá como missão promover debates nas vertentes socioambientais,esportistas, educacionais culturais e mobilidade urbana além de garantir o cumprimento das metas das cartas de intenções previstas pelo protocolo. O instituto será formado por representantes da sociedade civil organizada, biólogos, ambientalistas, agentes sociais e de saúde pública, antropólogos, especialistas em transporte publico, lideres comunitários, turismólogos, historiadores, representantes da colônia de pescadores, ativistas, desportistas, artistas e especialistas em saneamento básico. Através da campanha de moda que será criada com um pool de confecções residentes de Vitória, o Instituto se manterá através da venda do material de moda pela internet e em diversos pontos em bairros que acompanham as praias, canais e manguezais.

 

AÇÕES E ATIVIDADES DO INSTITUTO “O CANAL”:

 

  • Capacitação de jovens “Shapers” através de cooperativas comunitárias bem como estruturação de fábricas e “guarderias” populares de equipamentos náuticos em áreas de alta vulnerabilidade social.

  • Pesquisas envolvendo melhorias sustentáveis envolvendo mobilidade urbana em “cases” já praticados em outras regiões do globo terrestre.

  • Oferta de oficinas gratuitas de iniciação a esportes náuticos como canoagem,wake board, canoagem, rafting, cascading, parapente, surf, Wind surf,wake board, skate,slack line. kite surf, barcos a vela pelas praias de Vitória e canais que circundam a ilha.

  • Promoção de debates e campanhas de conscientização em torno da preservação dos refúgios naturais que permitam todo o canal, seus mangues e mananciais, junto as a comunidades.

  • Fiscalização do cumprimento das metas traçadas no “Protocolo do Canal” ligados a preservação ambiental.

  • Promoção de atividades multiculturais para fomento do turismo em áreas costeiras ao canal excetuando áreas de preservação ambiental restrita.

  • Fiscalização de contratos de prestadores de serviço no transporte publico hidroviários, previstos no “PROTOCOLO DO CANAL”.

  • Ações de encaminhamento de usuários de crack e “moradores de rua” para programas sociais.

  • Auxilio de cidadania aos pescadores e moradores ribeirinhos.

  • Ações de conscientização ambiental, junto a comunidade residente ao longo da baia e canais de Vitória, em parceria com o IBAMA.

  • Instalação de loja com produtos da linha “O Canal” e “Salve o Canal”,  no intuito de angariar fundos destinados a arcar com as despesas das atividade e ações promovidos pelo Instituto.

  • Criação e atualização do site ocanal.org

  •  Criação de aplicativo de guia cultural web TV “O CANAL”, que será uma rede de comunicação  coletiva que reunirá, jovens sedentos por novidades e que compartilham de forma freqüentes suas experiências nas redes sociais, artistas que funcionará de forma colaborativa

  • Constituição de base operacional permanente do GREENPEACE BRASIL e auxilio a suas atividades no Espirito Santo

  • Promoção de eventos e extensão curricular em “educação sócio-ambiental” junto as escolas da rede municipal e particular de ensino e junto aos alunos de universidade.

 

Ocanal.org

O pagina de web será a central criativa virtual e além de divulgar as ações da Semanada Junventude e as atividades do instituto “O CANAL” abrigará também um blog colaborativo, uma Web TV, uma web radio comunitária, comunitária alé bem como as ações desenvolvidas elas insttuições parceiras com o Ibama, Green Peace e WWF. O conteúdo será abastecido e atualizado por jornalistas ativistas, artistas e jovens espalhado pelas demais localidades da ilha de vitória. O site contará com colaboração internacional de conteúdo compartilhados com divulgadores do Greenpeace, WWF e instiruições parceiras e suas ações desenvolvidas abastecerão o conteúdo. Transmissão ao vivo

  .

 

AS CAMPANHAS ENVOLVIDAS:

 

 #“SALVE O CANAL”:

Através de uma parceria com um pool de confecções residentes em Vitória, uma coleção exclusiva envolvendo roupas e assessórios será lançado e comercializado nas lojas e via web. Os fundos angariados com a venda desse produto irão custear a formalização do “INSTITUTO O CANAL” e implementação das ações e atividades do instituto “O CANAL”.

Será lançada a campanha “#SALVE O CANAL” que tomará conta das redes sociais para sensibilização em torno no “manifesto do canal” e seus desdobramentos. Os seguidores compartilharão suas fotos, vídeos e textos com a hashtag “Salve o Canal” (#salveocanal) e assim será criado o maior acervo contemporâneo de fotos digitais do canal e suas adjacências. Além disso um doc com os vídeos postados serão editados e se transformarão num web doc ao final do ano. Todo conteúdo estará disponível para free downloads nas ferramentas web da “Semana da Juventude”, da “Tomada do Canal” e seus desdobramentos.

Como produto dessa mobilização uma petição on-line será criada no site avvaz.com, e reunirá assinaturas virtuais para confecção do Protocolo do canal e sua carta de intenção.

 

# PREVENSÃO AO CANCER DE PELE:

Através das ações do Instituto.

 

# Reintegração de usuários de crack e moradores de rua a projetos sociais desenvolvidos pelas Secretarias de saúde e ação social municipal e estadual

 

 

A MOBILIZÇÃO POPULAR

Com as ações  da “semana municipal da juventude” e as atividades da “TOMADA DO CANAL’ e do “INSTITUTO O CANAL” a mobilização em Vitória será sem precedentes e deverá envolver trinta mil pessoas de moradores das areas próximas ao canal da grande vitória, ativistas, jornalistas, artistas, educadores,seguidores das mídias virtuais do site ocanal.org e o aplicativo “O Canal”e  estudantes das mais diferentes idades, todos alinhados aos pensamentos de preservação do planeta e uma convivência sustentável com o meio ambiente observado em seu próprio bairro.

bottom of page