top of page

A Tomada do Canal

Ações Comunitárias

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.​This is a great space to write long text about your company and your services. You can use this space to go into a little more detail about your company. Talk about your team and what services you provide. Tell your visitors the story of how you came up with the idea for your business and what makes you different from your competitors. Make your company stand out and show your visitors who you are. Tip: Add your own image by double clicking the image and clicking Change Image.


 

Apresentação:

 

A baía de Vitória resulta do encontro de rios e mar, formando um grande estuário com sambaquis, manguezais e ilhas intocadas pelo homem, compondo um quadro de paisagens únicas e de grande beleza. Além disso, a baía e seus canais, representam um grande potencial hidrográfico principalmente para soluções relacionadas ás questões da mobilidade urbana. Infelizmente além de haver nenhum tipo de aproveitamento da baía e seus canais para as questões ligadas ao transporte público, ela ainda sofre com o descaso das autoridades públicas e da população em geral. Diariamente  toneladas de esgoto não tratados e lixo dispersados pela população,  são despejados em diversas localidades da baía e seus canais bem como nas praias de Vitória, ou rios afluentes, ou ainda em aterros, causando um impacto ambiental negativo sem precedentes.  Com tudo isso, a baía e seus encantos não são devidamente aproveitados para o lazer ou promoção de eventos artísticos ao longo da orla, ou não é devidamente aproveitado pelos praticantes de esportes náuticos de Vitória e suas adjacências. Com tudo isso, Vitória não explora turisticamente e culturalmente sua maior beleza natural e seu maior diferencial, afinal somos uma ilha. 

 

“A TOMADA DO CANAL” é a maior mobilização social já promovida na grande Vitória e terá o canal de Camburi e o canal de São Pedro como símbolo de reivindicações de melhorias por todas as regiões contempladas pelas praias, canais, mangues, rios e a baía. Será uma compilação de eventos, atividades e ações sociais interligadas, que acontecerá em dois atos, o primeiro no na segunda quinzena do mês de julho, durante a Semana Municipal da Juventude, e o segundo ato  em novembro a, em julho, na semana da juventude municipal, envolverá  meio ambiente, sustentabilidade, lazer, cultura, educação e gastronomia além de discutir questões ligadas a mobilidade urbana, com o intuito de lançar e divulgar o “MANIFESTO DO CANAL”. A maratona de eventos terá o Canal de Vitória, em suas diversas nomenclaturas, como símbolo e todas as ações dessa ocupação popular ocorrerá ao longo da orla que permeia toda a ilha de Vitória. por varias causas previstas no Manifesto.

 

Para potencializarão e democratização do debate que será criado, o evento acontecerá paralelamente com a Semana Municipal da juventude que mobilizará mais de 15 mil jovens durante nove dias na capital, e realizará diversas atividades esportivas, culturais e socioambientais abrangendo os tema “Sustentabilidade” e “Mobilidade Urbana”.

 

Está prevista também uma fórum aberto de experiências que constituirão mesas redondas de debates, workshops, oficinas,campeonatos, regatas, laboratórios esportivos e apresentação artísticas construindo uma teia conectada para o “MANIFESTO DO CANAL” e a subseqüente assinatura do “PROTOCOLO DO CANAL”  devidamente adequada as diretrizes e recomendações do GREEN PEACE e WORLD WIDE FOUDATION (WWF) sobre  áreas de preservação ecológica em áreas urbanas, bem como a constituição do INSTITUTO “O CANAL” que desenvolverá diversas ações para cumprimento da carta de intenção assinada por autoridades e representantes da sociedade civil organizada no “PROTOCOLO DO CANAL”. Além disso, as atividades do “Instituto o Canal” e as diretrizes do Protocolo do Canal farão parte do plano municipal da juventude que será entregue ao final da programação.

 

A TOMADA DO CANAL:

A “TOMADA DO CANAL” será uma invasão de moradores de Vitória e convidados midiáticos nacionais, esportistas, ativistas, jornalistas, artistas e curiosos,todos jovens na forma de pensar, que ocuparão presencialmente a baía de vitória e seus canais, suas praias, manguezais e mananciais, para levantar a bandeira da sustentabilidade, educação, cultura, turismo e soluções sobre mobilidade urbana.   Essa comoção da sociedade civil organizada se manifestará através dos praticantes de stand Up paddle, Wind surfistas, kite surfistas, velejadores, pescadores, skatistas,ciclistas,esportistas radicais, patinadores, canoístas e moradores da orla que permeia toda ilha de Vitória bem como suas comunidades, sua baía, praias, canais e manguezais, contemplando os bairros, Santo Antonio, São Pedro, Jardim da Penha, Ilha do Boi, Praia do Sua, Ilha do Frade, Bairro República, Jardim Camburi, Morada de Camburi, Goiabeiras, Pontal de Cambur,Bento Ferreira, Mata da Praia, Enseada do Suá, Santa Lúcia, Barro Vermeho, UFES ,Praia do Canto, Solon Borges,Itararé, Bairro da Penha, Bonfim, Santos Dumont, Bairro de Lurdes, Morro de Gurigica, Centro de Vitoria, Forte São João, Bairro Consolação, Horto, Morro Jaburú, Ilha Monte Belo, Ilha de Santa Maria, Jucutuquara, Vila Rubim, Ilha do Principe, Fradinhos, Santa Cecília, Maruípe, Tabuazeiro, Sâo Cristovão, Joana D'arc, Caratoira, Morro do Quadro, Santa Marta, Andorinhas, Resistencia, Bairro de Fátima, Ilha das Caieiras e Morro Alagoanos.

 

 

Em áreas de maior vulnerabilidade social como São Pedro e Andorinhas, e através de programas como o “Vela Solidária” desenvolvido pelo Iate Clube ES, serão disponibilizados equipamentos e oficinas de iniciação a esportes náuticos com intuído de universalizar de forma bem democrática, a participação de toda população  contemplada pela baía, canais e praias de Vitória.

 

A tomada convidará também artistas renomados e personalidades ligadas ao esporte e meio ambiente para participação de debates durante a semana da juventude, participação nas atividades culturais e esportistas previstas na programação. A idéia é criar canais de interlocução no Brasil e no mundo para troca de experiências e reverberação das ações do “Instituto O Canal”.


 

bottom of page